Dia de Ação de Graças



O Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como Thanksgiving Day, é um feriado celebrado maioritariamente nos EUA e no Canadá, observado como o dia de gratidão a Deus, com orações e festas, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano.
Nos EUA é celebrado na 4º quinta-feira do mês de novembro.
No Canadá é celebrado na 2º segunda-feira do mês de outubro.
Dia de Ação de Graças, é um dia onde as pessoas se reúnem para demonstrar sua gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas durante o ano, expressando o seu carinho pelos amigos e familiares.
É um dos feriados mais importantes para o EUA e o Canadá.
Dia de Ação de Graças é geralmente um dia quando as pessoas usam seu tempo livre para estar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares. 
É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, orações e missas.
Outra parte da tradição é a comida.Com muita fartura gastronômica, onde se tem o peru (por isso também é conhecido como Turkey Day - Dia do Peru), batata-doce, purê de batata, torta de abóbora, torta de maçã, torta de nozes, cookies, entre muitas outras coisas.


Como se deu origem ao Dia de Ação de Graças

O primeiro Dia de Ação de Graças foi celebrado nos EUA em 1962 em Plymouth, Massachusetts, pelos peregrinos fundadores da vila.
Após as colheitas serem prejudicadas severamente pelo inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão seguinte, em 1621. Para celebrar a ocasião e depois de sucessivos anos complicados no que se referia a agricultura, o governador resolveu organizar uma festa de outono em 1621. Nessa festa participaram cerca de 90 índios e em sua refeição estavam patos, perus, peixes e milhos. A partir desse ano, na Nova Inglaterra, em cada outono era organizada a festa de gratidão a Deus, por causa das boas colheitas.
Durante muitos anos, o Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos estados, como Nova York, Massachusetts e Virgínia.
Em 1863, (o presidente da época) Abraham Lincoln anunciou que a 4º quinta-feira de novembro seria conhecida como o Dia Nacional de Ação de Graças.


Algumas curiosidades sobre o Dia de Ação de Graças

Existe uma cerimônia no Dia de Ação de Graças, onde o presidente americano em exercício perdoa dois perus (sendo um oficial e outro reserva), salvando assim os animais do mesmo destino dos outros 46 milhões de perus (uma estimativa de perus que são consumidos durante o feriado).
O Dia de Ação de Graças é também muito conhecido por grandes desfiles.


Os mais conhecidos desfiles de todos é o da Marcy's em Nova Iorque, onde participam centenas de figuras temáticas do mundo infantil e da fantasia, como Mickey, Homem Aranha, entre outros.

No Dia de Ação de Graças também é disputado um jogo de futebol americano, um dos esportes mais apreciados nos EUA.
A sexta-feira depois do Dia de Ação de Graças é conhecida como Black Friday (sexta-feira negra em tradução para o português). Nesse dia, várias lojas fazem promoções surpreendentes, e por esse motivo as lojas ficam super lotadas, de tal forma que todos os anos há sempre casos de confrontos entre clientes que lutam para obter os mesmos produtos, ou pessoas que passam mal por estarem nese tipo de condições adversas.

Nos Estados Unidos da América

Em 1939, o presidente Franklin Delano Roosevelt instituiu este dia, que será celebrado na 3º semana de novembro, a fim de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do natal (época era considerado inapropriados para os produtos publicitários a venda antes do Dia de Ação de Graças).
Com a declaração de Roosevelt não era mandatória, 23 estados adotaram a medida instituída por Roosevelt e 22 não o fizeram, com o restante tomando ambas quintas-feiras ( a 3º e a 4º semana de novembro) como Dia de Ação de Graças.
O congresso dos EUA, para resolver esse impasse, então instituiu que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana do mês de novembro e que seria feriado nacional.

No Canadá

Enquanto alguns pesquisadores afirmam que "não há nenhuma narrativa convincente sobre as origens do Dia de Ação de Graças canadense", a primeira Ação de Graças canadense é muitas vezes lembrada em 1578 pelo explorador Martin Frobisher.
Frobisher, que estava tentando encontrar a Passagem do Noroeste para o Oceano Pacífico, realizou a sua festa de Ação de Graças  não para a colheita, mas em agradecimento por sobreviver a longa viagem da Inglaterra através dos perigos de tempestades e icebergs.Em sua terceira e última viagem ao extremo norte, Frobisher realizou uma cerimônia formal em Frobisher Bay, na ilha de Baffin (atual Nunavut) para dar graças a Deus em um serviço ministrado pelo pregador Robert Wolfall eles celebraram a Comunhão.
AS origens do Dia de Zção de Graças canadense também as vezes são lembrados pelos colonos franceses que vieram para a Nova França com o explorador Samuel de Champlain, no início do século XVII, que comemorou as suas colheitas de sucesso. Os colonos franceses na área tiveram tipicamente festas no final da época de colheita e continuou durante toda a temporada de inverno até mesmo compartilhar comida com os povos indígenas da região.
Como os colonos chegaram no Canadá a partir da Nova Inglaterra, no final do outono, celebrações de Ação de Graças se tornou comum. Novos imigrantes do país como os irlandeses, escoceses e alemães também acrescentou suas próprias tradições para a celebração da colheita. A maioria dos aspectos dos EUA de Ação de Graças (como o peru), foram incorporados quando houve o Império Unido Legalista, começaram a fugir dos EUA durante a Revolução Americana e se estabeleceram no Canadá.
Ação de Graças é agora um feriado estatutário na maioria das jurisdições do Canadá, com exceção das províncias atlânticas do Canadá de Ilha do Príncipe Eduardo, Terra Nova e Labrador, Nova Brunswick e Nova Escócia.

No Brasil

No Brasil, o então presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de \graças, através da lei 781, de 17 de agosto de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na Catedral de São Patrício, quando embaixador em Whashington. Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças se daria na 4º quinta-feira de novembro. 
Essa data é lembradapor muitas famílias de origem americana, por algumas denominações Cristãs Protestantes, como a igreja Luterana IELB (de origem americana), a Igreja Presbiteriana, a Igreja Batista, a Igreja Metodista, Universidades confessionais metodistas e cursos de inglês. Também celebram igrejas evangélicas como a igreja do Evangelho Quadrangular.

Em Portugal

Em Portugal o Dia de Ação de Graças tem tradicionalmente um cariz predominantemente teológico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estréia da 4º temporada de Saving Hope

DIY - óculos de realidade virtual (Google Cardboard)