Primeira postagem depois de muito tempo...

           

Porque 2020 foi um ano difícil...

Um vírus desconhecido pela ciência, vinha causando doença pulmonar grave em centenas de pessoas na China e já foi também detectado nos Estados Unidos, Taiwan, Tailândia, Japão, Coréia do Sul e Macau. Isso em janeiro de 2020.

                                  Imagem: Getty Images

Ao menos 17 pessoas morreram em decorrência do vírus, que surgiu em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan. Ele infectou mais de 400 pessoas, segundo registros oficiais. 

Amostras do 2019-nCoV, como é chamado, foram coletadas de pacientes e analisadas em laboratório, e autoridades da China e da OMS concluíram que a infecção é um coronavírus.

Os coronavírus são uma ampla família de vírus, mas sabe-se que apenas seis deles (com o novo descoberto são sete) infectam humanos.

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (conhecida pela sigla em inglês Sars), que é causada por um coronavírus, matou 774 das 8.098 infectadas em uma epidemia que começou na China em 2002. "Há uma memória forte da Sars, e é daí que vem muito medo.

Em março de 2020 começou no Brasil a PANDEMIA de covid-19, mais conhecido como  CORONAVIRUS, um vírus que não se tinha muitas informações sobre sua transmissão e consequentemente não sabíamos como tratar.

Passamos por dias terríveis sem saber como nos proteger. Não tínhamos ideia se era transmitido pelo ar, pelo contato, só sabíamos que era muito contagioso e que estava levando muita gente parar internado nos hospitais, acabando superlotados e contagiando mais profissionais da saúde e pacientes que lá estavam.

A partir daí, foi se descobrindo aos poucos o que o vírus causava.

O vírus causa febre, tosse, falta de ar e dificuldade em respirar. Em casos mais graves, pode evoluir para pneumonia e síndrome respiratória aguda grave ou causar insuficiência renal.

Coronavírus pode causar desde um resfriado comum até a morte do paciente infectado. O novo vírus aparentemente está em algum lugar no meio do caminho entre esses dois extremos.

Eu nunca havia passado por isso, foi surreal o que estava acontecendo. 

Na tv sugeriram que a população usasse máscara para se proteger, não evitaria o vírus, mas amenizaria a possibilidade de se contaminar.

Começaram a pedir que a população que ficasse em casa e só saísse em caso de emergência.

Ruas desertas...me sentia no seriado the whalking dead.

O medo de se contaminar era grande.

Somente locais comerciais de primeira necessidade estavam abertos, como: posto de gasolina, mercados, farmácias, hospitais.

Os demais estabelecimentos ficaram fechados por meses, muitos deles fecharam por definitivo e alguns até faliram.

Muita gente ficou desempregada.

Muita gente internada.

Muita gente morrendo.

Um verdadeiro caos.

Foram muitas mortes, só em 2020...194.949 óbitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estréia da 4º temporada de Saving Hope

DIY - óculos de realidade virtual (Google Cardboard)